Como aumentar o score

Como aumentar o score auxilia na obtenção de crédito?

Como aumentar o score auxilia a obter crédito? Essa é uma pergunta que muitos levantam, especialmente pelo sistema de pontuação ser relativamente recente. Por isso, hoje veremos tudo sobre como ele influencia na sua vida financeira.

Essa é uma ferramenta que surgiu ainda em 2011, passou a valer em 2013 e ainda teve aprimoramento posterior. Ela decorre da Lei 12.414/2011 com complemento pela Lei 166/2019. Seu objetivo foi possibilitar a melhora da confiança na relação entre consumidores e empresas.

Para isso, capta informações sobre os consumidores em relação aos pagamentos que realizam. Ou seja, faz uma espécie de histórico de pagador. É por isso mesmo, então, que influencia na possibilidade de concessão ou não de crédito. Conheça mais abaixo.

Como aumentar o score

Quer mais dicas de como aumentar o score? Confira no portal MEU CARTÃO DE CRÉDITO. Acesse https://www.meucartaodecredito.com.br/blog/como-aumentar-o-score-veja-7-dicas-rapidas/

O que é score?

A lei que criou o sistema de score pretendia, com ele, desenvolver um banco de dados de bons pagadores. Com isso, diminuiria os riscos das empresas e financeiras concessoras de crédito. Ao mesmo tempo, pessoas com bons costumes de quitação de contas também seriam beneficiadas.

Mas como isso funciona? Embora muitos confundam esse tipo de pontuação com as inscrições no Serasa e SPC, ela é exatamente o contrário. Isso, pois, os primeiros levam em consideração as dívidas não pagas. Já o score considera as contas com a quitação correta.

Note, então, que é possível que uma pessoa seja um bom pagador, mas que tenha deixado escapar alguma dívida que, por sua vez, teve inscrição em negativação de crédito. Assim, é possível analisar as duas informações juntas e, por fim, concluir se ela apresenta ou não risco.

Para entender melhor, considere a realização de uma compra à prazo. Cada um dos pagamentos das parcelas que você fizer dentro do limite de vencimento delas será considerado pela pontuação. Quanto mais correta a quitação, maiores as chances de aumentar o score.

Portanto, o score nada mais é do que uma pontuação que ganha pontos de acordo com a sua contratação de gastos em parcelas e da quitação delas. Cabe ressaltar que pagamentos à vista não se consideram neste caso.

Afinal, o objetivo da pontuação é justamente saber como um consumidor se porta perante uma conta que possui inúmeras parcelas. Em relação ao futuro, ele é capaz de manter o pagamento? É exatamente isso que se revela e importa nesse caso.

Por fim, ressalta-se que o score e seu cálculo têm gerência pelo Consumidor Positivo (SPC Boa Vista) e Cadastro Positivo (Serasa), ou seja, pelas mesmas empresas que gerenciam a negativação de crédito.

Como aumentar o score

Como aumentar o score influencia na concessão de crédito?

Conforme dissemos acima, o score nada mais é do que um banco de dados que revela se um consumidor é ou não confiável. Em outras palavras, se ele oferece algum risco para a empresa concessora de crédito.

Portanto, é dessa maneira que o score e seu aumento podem influenciar na concessão de serviços bancários e financeiros. Considere, quanto a isso, que a empresa sempre dará preferência aos consumidores que apresentam menos riscos.

Embora seja possível realizar a cobrança de dívidas não pagas dentro do prazo, ou mesmo de obter lucro com os juros dos atrasos, isso também gera prejuízos. Por exemplo, demanda empregados para cobrança ou mesmo equipe jurídica para cobrança judicial e execução de dívidas.

É dessa maneira, então, que como aumentar o score influencia na obtenção de crédito, especialmente para quem tem uma média baixa (0 a 300 pontos) ou média (até 700 pontos). São esses os consumidores, então, que devem buscar métodos de acumular maiores pontuações.

Hoje existem cartões e financiamentos que também cabem aos consumidores com médio e baixo score. Contudo, nesses casos as soluções costumam ser limitadas, bem como os juros e condições são menos atrativos.

Por isso, é preciso ter em mente que quanto maior o score, maior a possibilidade de se conseguir bons negócios, bem como de obter cartões e formas de atuar no mundo financeiro. Não à toa, ele representa um perfil de cada consumidor e, portanto, representa sua imagem.

É preciso fazer um cadastro para aumentar o score?

Não. Essa é uma das novidades que entrou em vigor em 2019. Desde então, você não precisa ativar ou realizar qualquer pedido para que o seu Cadastro Positivo ou Consumidor Positivo exista.

Ou seja, a sua inscrição é automática e não depende da sua autorização ou cadastro. Isso vale para todos os consumidores brasileiros, embora seja possível desativar a opção, o que não é indicado, vide a influência que ela possui.

Portanto, nem o cadastro nem a tarefa de como aumentar o score dependem do cadastro. Elas dependem apenas da atuação financeira, com a realização de compras em parcelas e, também, da sua quitação correta e dentro dos prazos.

Por isso, não deixe de buscar atuar de maneira a aumentar o score perante o Serasa e o SPC. Com isso sua vida financeira pode melhorar e suas opções de crédito se expandir.

Published by